A Revista Souza Cruz é um periódico com foco em cultura e comportamento que circulou entre 1916 e 1935, incialmente com periodicidade mensal e, numa segunda etapa, bimestral. Chegou a ter 70 mil assinantes em todo o país e contava com colaboradores frequentes como Augusto dos Anjos, Cecília Meireles, Di Cavalcanti, Lima Barreto, Manuel Bandeira e Olavo Bilac.
Esta antologia foi realizada a partir de uma pesquisa que reuniu quase a totalidade do acervo da Revista Souza Cruz – das 211 edições, apenas 13 não foram encontradas – e está organizada em fascículos temáticos, ressaltando os aspectos mais recorrentes da sua linha editorial: poesia, literatura, crônicas, publicidade, questões relacionadas ao universo feminino (fascículo “Mulher”) e às artes visuais (fascículo “Galeria”).

O material aqui reunido conta com textos de apresentação de Antonio Carlos Secchin (Poesia), Adriana Lunardi (Literatura), Francisco Bosco (Crônicas), J. Roberto Whitaker Penteado (Publicidade) e Marcia Tiburi (Mulher). Miguel Jost assina o texto de abertura da edição #1, apresentando um panorama da tradição dos periódicos de cultura no Brasil e a contribuição da Revista Souza Cruz neste contexto. Esta antologia foi patrocinada pela Souza Cruz através do uso da Lei Rouanet e a sua tiragem será doada para bibliotecas e universidades.